terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sobre ou sob a condição humana dos poetas

 

 By Lecy Pereira Sousa

Desde tenra idade muito me perguntava se poetas e romancistas existiam em carne e osso.

 

Ficava-me a dúvida se eles redigiam um livro, publicavam para que a massa leiga comprasse e depois retornavam ao plano etéreo onde viviam sem saber o que é sentir vontade de urinar ou aliviar o portal de saída do intestino, algo assim como o Cristo ressuscitado pintado por J J Benitez em "Operação Cavalo de Tróia".

 

A medida em que minha ignorância acerca do comportamento humano foi diminuindo e a idealização romântica foi montando num jegue passei a entender que há escritores que gostam de convivência social e há outros que não suportam o público. Também há aqueles que só se comunicam com pessoas que têm sua mesma formação escolástica e condenam aos infernos aqueles que estão no seguimento social inferior. Eu pensava que a idéia preconceituosa de castas só imperava na Índia. Depois descobri que alguns escritores fantásticos são tão preconceituosos quanto eu posso ser relativamente a determinados temas.

 

Há poucos dias recebi a ligação telefônica de um jovem que deseja seguir a "carreira" de poeta. Como é do meu feitio fui logo lhe atendendo de forma descontraída. Ele ficou surpreso porque em seu imaginário todos escritores são pessoas incrivelmente mau humoradas e indispostas para dialogarem com pessoas que não são do seu convívio. Ele também disse que tentou se comunicar com poetas ditos consagrados e nenhum deles sequer respondeu ao e-mail ou seja lá qual outro meio de comunicação utilizara.

 

Tudo bem que o anonimato é assegurado por lei. Ninguém é obrigado a reportar ao contato de ninguém se não for da sua vontade própria. Porém, o silêncio de um poeta ou seu comportamento arredio pode afastar um jovem promissor do caminho das letras, até porque algumas pessoas costumam julgar a parte pelo todo. De alguma forma eu joguei a idealização do rapaz por água abaixo. Onde ele esperava encontrar um encastelado, achou um embarracado. Onde ele esperava encontrar um metido a sábio, achou um metido a besta. Onde ele esperava encontrar um semideus, achou um homem comum, um anti-herói, um sujeito que escreve seus textos a revelia do deslumbramento. A esse rapaz que cedo ou tarde terá que confrontar a si mesmo acerca do que deseja como ideal de vida entreguei algumas publicações de jornais e de outros poetas. Ainda lhe disse que o mundo literário é assim mesmo :repleto de leituras silenciosas e que muitas vezes esse silêncio pode revelar um esnobismo estrábico ou uma refinada deselegância.

Enfim, eu disse ao rapaz que tomasse sua cruz e seguisse o caminho com uma pedra no meio como cita um óraculo poético. Ele deixou comigo uma pasta contendo poemas que, segundo o mesmo, não conseguiu inscrever num concurso estadual por mero problema burocrático. Assim começam os desafios.



 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Copa do Mundo de 2014 poderá acontecer no além


Pelo menos é o que pode se esperar segundo as estimativas matemáticas do escritor Patrick Geryl.


Autor de vários livros de sucesso (autores estrangeiros têm mais chances de virarem best-sellers), Mr.Geryl chocou o mundo com o livro "A Profecia de Orion" que, embora siga a linha comercial de livros apocalípticos, tem o diferencial de se valer de projeções matemáticas para estipular o ano de 2012, mais precisamente o mês de dezembro (é bom antecipar as comemorações do Natal ocidental) como o mais devastador da humanidade em dois mil anos de contagem do tempo segundo os romanos. As pesquisas do escritor se desdobraram em mais dois outros livros já publicados.


Utilizando os recursos tecnológicos e a boa comunicação entre seus pares, Geryl teria decifrado as previsões do calendário do povo Maia para o futuro e elas não são nada boas. Aliás, quaisquer previsões após o ano 2000 só apontam para tragédias, catástrofes e destruição em massa de seres humanos. A própria Bíblia dos cristãos é pródiga em projetar derramamento de sangue (a coisa começou com Caim assassinando seu irmão bonzinho), ranger de dentes e morte em escala terminal, ou seja, redundância plena, o completo extermínio da raça humana da superfície terrestre. De maneira que quem pretende ir para o espaço sideral tem pouco tempo para arrumar as malas. Ninguém compra livros que dizem que a humanidade ficará cada vez melhor e que o mundo experimentará paz duradoura. O livro de Geryl aponta o ano de 2012 como o ano em que a Terra se cansará de ficar nessa posição de Polo Norte e Polo Sul e reverterá as coisas. Com essa atitude radical países como EUA e Canadá se transformarão em gelo puro e países e cidades costeiras poderão enfrentar ondas de 1 Km de altura. Essas serão as ondas dos sonhos ou dos pesadelos de qualquer surfista. Se der tempo elas poderão ser filmadas e colocadas no Youtube, isso para quem escolher entrar no outro mundo navegando na Internet, se todo o magnetismo terrestre não interromper para sempre quaisquer tipos de conexões. Claro que esse malabarismo do planeta também ativará todos os vulcões e, se nenhum grande líder mundial tomar providências antecipadas os arsenais atômicos serão detonados sem a vontade humana. A isso poderemos chamar de coquetel para as estrelas. Tal cenário de destruição será de arrepiar os pêlos do ânus de qualquer pessoa emocionalmente menos preparada para tamanha tragédia Será a hora do sorriso irônico daqueles velhinhos que andam pelas ruas com uma plaquinha contendo os dizeres: "O fim está próximo".


O próprio Geryl, naturalmente e absolutamente ele crê no que está divulgando, tem formado grupos para buscarem mecanismos de sobrevivência pós catástrofe. Ele também criou um site com esse objetivo. Se você tem idéias salvadoras entre em http://www.howtosurvive2012.com/ . Se você quiser bater um papinho com Geryl antes que tudo acabe envie e-mail para

patrick.gery@skynet.be
Como bem sabemos, a televisão dos povos muito, muito, muito antigos era o céu e esse próprio céu "dizia", com a movimentação das estrelas, quando se aproximava uma época disso ou daquilo. Eles eram tão hábeis nisso que o que diziam se confirmava como profecia. Dessa forma, o povo atlante conseguiu prever sua própria destruição com precisão matemática. Isso deixou Patrick Geryl suficientemente intrigado a ponto de redigir a trilogia do ano 2012.


Portanto, enfim, quem viver verá a confirmação ou a desmistificação e como dizia o ator Jack Palance, que já morreu e não precisa mais tolerar qualquer tipo de previsão: "Acredite, se quiser."


Por via das dúvidas seria bom antecipar as compras do Natal de 2012 sob a pena de adiá-las para sempre. Com o fim do mundo em dezembro de 2012 os comerciantes teriam um prejuízo em torno de 100 por cento, o maior de todos os tempos.


Como dizem os imediatistas: "Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje". E os procrastinadores respondem: "Deixa o mundo acabar em paz!"


Mas o assunto é futebol. São Pedro que vá se preparando para receber as delegações do mundo inteiro, sem falar nas torcidas organizadas. A hospedagem será eterna...Todos juntos vamos pra frente...

------------------------------------------------------------------------------

Lecy Pereira Sousa


Ecos - Flor - ais


Ecos -Flor - ais

 

                                                                                                           By Lecy Pereira Sousa

 

 

Vamos pra guerra?

Não. Quero paz.

Óia flor ali

Óia flor ali

Óia flor ali

flowersflowersflowersflowers

flowersflowersflowersflowers

ésflorésflorésflorésflorésflor

ésflorésflorésflorésflorésflor

flyflyflyflyflyflyflyflyflyflyfly

flyflyflyflyflyflyflyflyflyflyfly

Óia flor ali

Óia flor ali

Óia flor ali

Vamos pra guerra?

Não. Quero paz.




Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Trilhando o asfalto do cotidiano - evento sobre Rogério Salgado


TRILHANDO O ASFALTO DO COTIDIANO
 
Discussões e comentários sobre a vida e obra
do poeta Rogério Salgado
 
com Caio Junqueira Maciel
com Leonardo de Magalhaens
com Ana da Cruz
& poetas de Belo Horizonte e região
 
10 março 2009 - 19 hs
 
Café com Letras Belas Artes
Rua Gonçalves Dias, 1581
 
 
 
LdeM
 



 

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Fake


Fake

© Lecy Pereira Sousa

Acredite, é tudo seu

Refinadas taças em cristal

Vinhos sabidos a dois séculos

Brincos reais de Cavalos Marinhos

Fino produto do bicho da seda

É tudo seu, acredite

Preciosas jóias do castelo

Sinuosos ventres de dançarinas

Guerreiros helênicos da realeza

Reinos inteiros e seus celeiros

Esses pedaços de poemas originais

Garças-olhos-diamentes-corpos-ametistas

Infindáveis festas sonorosensuais

Roupas de uma era ecológica

Cachoeiras de alegrias nostálgicas

Sinta o cinto do conhecimento na cintura

Seu é tudo, acredite

O hálito de framboesa

Dança de milhões de cores

Amareladas folhas tocadas pelo vento

Roda da fortuna dourada

Raros corais perolados

O Vale dos Enamorados é seu

A diva lábios violeta é sua

A montanha mágica é sua

Ainda que rompa o relógio solar

São suas as máscaras das dinastias

A realidade nua e sedutora é sua

Seu é o kit dos mistérios gozosos

Acredite: intensidade está para o encanto

Assim como atenção está para o espanto

Acredite, seu tudo é.

Os elementos tremeluzentes

Desse conjunto vazio repleto

Sinta veja espere inspire expire

Acredite,é tudo seu.



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Criativus


Criativus

©Lecy Pereira Sousa
 
 

Tu me compreendes?

 

Olhe os objetos fora de si 

INTUITUS

Perceba os objetos considerados

APPERCEPTIO

Reflita sobre o percebido

REFLEXIO

Crie a sua fantasia

IMAGINATIO

Decida por qualquer coisa

JUDICIUM

Coordene coisas relacionadas

RATIA

Compreenda coisas coordenadas

INTELLECTUS

 

Tu me compreendes?

 

Deseje coisas fora de si

DESIDERIUM

Tome as coisas desejadas

APPETITUS

Dê uma forma a essas coisas

CONCUPISCENTIA

Incline-se a tudo decida por nada

PASSIO

Seja pró ou contra qualquer coisa

LIBERTAS

Escolha enfim alguma coisa

ELECTIO

Dê existência ao escolhido

VOLUNTAS

 

Tu me compreendes?

 

AMARE
AMARE
AMARE
AMARE
AMARE
AMARE
AMARE



terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Dali Reflexivo



Dali Reflexivo/ovixelfeR IlaD 

By Lecy Pereira Sousa


Tantos meus quadros/sordauq suem sotnaT

Não passam de seres alados/sodala seres ed massap oãN

Tantos meus quadros/sordauq suem sotnaT

São deuses revisitados/sodatisiver sesued oãS 

Tantos meus quadros/sordauq suem sotnaT

Não passam de seres alados/sodala seres ed massap oãN

Tantos meus quadros/sordauq suem sotnaT

São deuses ora espelhados/sodahlepse aro sesued oãS 

Há um espelho/ohlepse mu àH

Solto ao ar livre/ervil ra  oa  otloS 

Refletindo um céu/uèc mu odnitelfeR

Dentro de outro céu/uèc ortuo ed ortneD

Dentro de outro céu/uèc ortuo  ed ortneD

Dentro de outro céu/uèc ortuo ed ortneD

Ao infinito.../...otinifni oA 

Tantos meus quadros/sordauq suem sotnaT

Não passam de seres alados/sodala seres ed massap oãN

Tantos meus quadros/sordauq suem sotnaT

São deuses espiralados/sodalaripse sesued oãS